Sinônimo: Etanoato de etila; éster acético; éster etílico acético; éster etílico do ácido acético.
Grupo químico: Éster
Aplicações
O acetato de etila encontra, devido ao seu alto poder de solvência e demais propriedades, ampla aplicação nas indústrias de tintas, venizes, esmaltes, lacas e thinners; tintas para impressão; adesivos, colas e removedores; filmes fotográficos; explosivos; recobrimentos para papéis; produtos farmacêuticos, perfumaria, cosméticos e processamento de alimentos; couro natural e sintético; anilinas e corantes; e solventes para limpeza.
O acetato de etila entre os membros da família dos ésteres é dos que possuem grande poder de solvência, o que lhe assegura inúmeras aplicações, assim revela-se excelente solvente de: resinas artificiais colofônia (breu), goma éster, abietatos. Gorduras animais e vegetais. Óleos de linhaça e manona. Cânfora, cumarona e hidrocabonetos.
Apresenta ótimos resultados quando associado a outros solventes. O acetato de etila não é muito bom solvente da borracha clorada, entretanto é usado como diluente nas soluções toluênicas desse elastômero.
A associação do acetato de etila a outros solventes não afeta as suas propriedades de solvência. Estas, aliadas ao seu baixo ponto de ebulição e à sua rápida secagem, garantem utilização com vantagens na elaboração de vernizes celulósicos e nitrocelulósicos, onde é sempre usado em associação com o acetato de butila ou metilisobutilcetona, etanol, butanol ou isobutanol.
Na formulação de thinners, lacas, tintas e vernizes: é um bom solvente para alquídicas curtas em óleo, nitrocelulósicas, etil-celulósicas, aceto-butiratos de celulose, breu esterificado, fenólicas modificadas, uréia-formaldeído, epóxi, poliuretano, acrilatos e metacrilatos.
Em tintas de heliogravuras e flexogravura para aplicação em embalagens, o acetato de etila pode ser empregado sobre os seguintes suportes: filme celulósico, papel, folha de alumínio, PVC, poliester, polietileno, polipropileno.
Em adesivos à base de acetato de polivinila, policloropreno e borracha clorada, permite fórmulas com altos teores de sólidos.